Tuesday 7 March 2017

Como Incorporar Vídeo No Powerpoint

Tempos atrás, nós publicamos um post ajustar vídeos para incorporal no PowerPoint. De lá pra cá, a Microsoft lançou novas versões do Office para Windows e Mac, portanto, este é um post atualizado que inclui as últimas informações sobre como adicionar vídeos em todas as versões do PowerPoint até 2016.
Como você deve suspeitar, cada geração do programa vem com suas próprias vantagens e desvantagens ao trabalhar com vídeos com suporte a diferentes conjuntos de formatos de vídeo, codecs de vídeos e codecs de áudio.
Não surpreende, portanto, que o Office 2016 seja o mais moderno e versátil – ele permite realmente incorporar vídeos diretamente em uma apresentação cujo arquivo pptx é salvo com os vídeos dentro, como imagens.
Isto ajuda a ficar livre de um contratempo que os usuários encontravam ao longo dos anos – links desfeitos entre uma apresentação e arquivos de vídeo que são salvos em algum outro lugar do seu computador – um problema mais do que comum nos antigos PowerPoints.
No entanto, salvar vídeos dentro de um pptx pode ocasionar um novo problema – estes arquivos podem ficar muito grandes, o que não faz sentido se você quer compartilhar, enviar para compartilhamento em um grupo, ou usá-los no computador de alguém.
Problemas comuns com vídeos no PowerPoint
Geralmente, os problemas mais comuns com vídeos no PowerPoint são os seguintes:
  • Os vídeos são mostrados com uma miniatura em um slide mas não são reproduzidos durante a apresentação devido aos links desfeitos.
  • O PowerPoint não reconhece o formato do vídeo, o codec do vídeo ou áudio do seu clipe de filme
  • Os vídeos apresentam um erro e não podem ser inseridos nos seus slides de jeito nenhum. Versões mais antigas como o Powerpoint 2003 ou 2007 pecam por isto; formatos de vídeos exóticos podem ser outra razão
  • Os arquivos da apresentação ficam muito grandes quando os vídeos são incorporados e são difíceis para compartilhar, enviar ou usar
  • Os vídeos do YouTube que são lincados de para um slide não podem ser reproduzidos devido a perda de conectividade com a internet ou o proprietário excluiu o vídeo
Especialmente se você estiver usando um sistema operacional antigo (Windows Vista, Windows 7) e/ou uma versão antiga do Office (2007. 2010), a falta de codecs são uma ocorrência bem familiar.
Se um vídeo ou codec de áudio não estiver instalado no seu computador ou não é suportado pela sua versão do PowerPoint, o arquivo de vídeo que você gostaria de usar simplesmente não vai funcionar – usuários do QuickTime e PowerPoint 2010 ou 2013 sabem muito bem disto.
Como solucionar estes problemas
Para superar estes contratempos e minimizar os riscos associados a eles, os 2 pontos mais importantes a considerar são:
  1. Arquivos de vídeo menores são sempre mais fáceis de manipular,  portanto é uma boa ideia compactá-los antes de incorporar ou likar esses vídeos.
  2. Os vídeos devem estar em um formato que o PowerPoint reconheça sem nenhuma dificuldade, e assim a conversão deles para WMV/ASF ou MP4 vai ajudar.

convert-video-powerpoint
Criar arquivos menores e transformá-los em formatos compatíveis com PowerPoint – reduzirá possíveis erros e clipes não reproduzíveis. Você ainda deverá ter certeza de que os vídeos que você lincar de ou para uma apresentação estão disponíveis nas suas pastas originais e estão também lincados a uma versão local ao invés de uma cópioa no YouTube no caso de problemas com conexão com a internet.
É realmente mais seguro copiar todos os vídeos que você quer usar em uma mesma pasta no seu dispositivo onde se encontra o arquivo ppt ou pptx e tratar todo o pacote como um arquivo para assegurar que eles sempre estarão juntos.
Como converter & compactar vídeos para torná-los compatíveis com o PowerPoint
Você pode alcançar ambos os objetivos acima mencionados processando seus vídeos em um conversor de vídeo e compactador de vídeo como o que nós oferecemos em clipachamp.com. Todos os vídeos que você processa no Clipchamp permanecem privados e seguros pois o app usa seu navegador no seu próprio computador como a plataforma onde é executado – um pouco parecido com um híbrido entre software instalável e um aplicativo online.


Seus arquivos não são enviados para nenhum servidor fora do seu controle e são disponibilizados no seu computador assim que o Clipchamp conclui a sua conversão & compressão, prontos para serem adicionados ao PowerPoint instantâneamente.
Nas versões mais antigas até o PowerPoint 2007, é melhor converter os vídeos em um codec proprietário Microsoft como WMV usando o formato contêiner .ASF. Os vídeos convertidos desta maneira também funcionarão em computadores antigos rodando Windows XP, Vista, ou Windows 7. Observe que os arquivos ASF podem ser maiores que o vídeo original, então você pode não conseguir reduzir todo o tamanho do arquivo da sua apresentação com ASF.
No PowerPoint 2010, você pode ou converter seu vídeo para WMV/ASF ou  para MP4. Entretando, no caso do MP4, você precisa ter o Apple QuickTime instalado no seu computador e mesmo assim pode enfrentar problemas com vídeos codificados, a menos que você os converta para MP4 com o Clipchamp.
As coisas ficam um pouco mais simples com o PowerPoint 2013 e 2016 onde o formato de vídeo preferido é MP4. Entretanto, os codecs de vídeo e áudio no contêiner MP4 devem ser H.264 e AAC para que o vídeo funcione de modo confiável.
A conversão do vídeo para WMV também funcionará e o PowerPoint 2016 aceita uma gama ainda mais diversificada de formatos de vídeo que qualquer um dos seus antecessores. Embora o MP4 seja ainda a opção mais versátil, e o MP4 compactado ajudará a reduzir o tamanho da apresentação se você incorporar vídeos diretamente.
Criar vídeos prontos para o PowerPoint
Para criar um arquivo de filme com a garantia de que funcionará em qualquer versão do PowerPoint para Windows, converta seu vídeo original usando a opção de saída “Windows” em clipchamp.com.
Isto resultará em um arquivo no formato .ASF onde o vídeo é codificado usando WMV e o áudio é codificado usando WMA. Note que estes vídeos podem não funcionar em algumas versões do PowerPoint no Mac.
Nas versões mais recentes do PowerPoint (2013, 2016) tanto Windows como Mac, converta seus vídeos usando a opção de saída “Web” no Clipchamp, que produzirá arquivos de vídeo MP4. Para obter vídeos ainda menores, use a opção de saída “Móvel”.
Como incorporar vídeo no PowerPoint 2016
Aqui está um exemplo utilizando o PowerPoint 2016. Esta última versão do Microsoft Office aceita mais formatos de vídeo – nós testamos arquivos MP4, MKV, M4V, MOV, WMV e AVI – e o vídeos podem também ser codificados diretamente em um slideshow como fotos.
Basta arrastar & soltar os vídeos no slide ou clicar em “Inserir” na faixa de opções e, em seguida, em “Vídeo” para adicionar arquivos. Vídeos incorporados podem ser reproduzidos imediatamente.
No entanto, nem mesmo o PowerPoint 2016 pode lidar com alguns formatos de vídeo devido a alguns codecs não reconhecidos. Como sugerido anteriormente, converter esses arquivos com o Clipchamp vai ajudar.
Além disso, dependendo de quantos e que tipos de vídeos você adiciona, o pptx pode ficar muito grande.
No nosso exemplo, o slideshow original com 6 vídeos incorporados tinha um tamanho de arquivo de cerca de 1 GB. Depois de utilizar o Clipchamp nos vídeos e transformá-los em MP4 usando a opção padrão de saída “Web” do nosso app, o tamanho do arquivo da apresentação foi reduzido para 622 MB, uma economia de aprox. 40%.
Como um benefício extra, os slides e vídeos passaram agora a ser reproduzidos em qualquer tipo de dispositivo sem complicações. Isto ocorre mesmo se você compartilhar a apresentação e abrir em diferentes versões do Office.
Avançando 1 passo à frente e comprimindo o vídeo com a configuração de saída para “Móvel”, o total do tamanho do arquivo baixou ainda mais para 507 MB, praticamente 50% do tamanho original.
 Como incorporar vídeo no PowerPoint 2007
Como as telas e a sequência de passos que deve ser seguida diferem um pouco dependendo da versão do PowerPoint que você está usando, aqui está um 2º exemplo que usa o PowerPoint 2007.
Para adicionar um vídeo, clique em Inserir, e em seguida em Movie na faixa de opções
 Selecione um arquivo de filme do seu computador
 Se o vídeo estiver em um formato reconhecido, é assim que ele aparecerá na sua  apresentação
Formatos de vídeo suportados, codecs de vídeo e codecs de áudio em todas as versões do PowerPoint
Para concluir, esta tabela geral apresenta todos os formatos de arquivo de vídeo suportados em cada uma das versões do PowerPoint para Windows ao longo dos anos.
Se o seu clipe de vídeo estiver em um dos formatos listados na tabela, existe altas chances de que vai funcionar adequadamente no PowerPoint 2007 até o 2016. Não obstante, compactar & converter seus vídeos, como mencionado acima, permitirá que você os utilize com mais facilidade.
Versão do Powerpoint
Formatos de arquivo de vídeo
Formatos de Arquivo de Áudios
2016
  • Windows Video File (.asf),
  • Windows Video (.avi),
  • MP4 Video (.mp4, .m4v, .mov),
  • Movie (.mpg or .mpeg),
  • Adobe Flash (.swf),
  • Windows Media Video File (.wmv)
  • AIFF Audio (.aiff),
  • AU Audio (.au),
  • MIDI (.mid or .midi),
  • MP3 (.mp3),
  • Advanced Audio Coding – MPEG-4 Audio File (.m4a, .mp4),
  • Windows Audio (.wav),
  • Windows Media Audio (.wma)
2013
  • Windows Media (.asf),
  • Windows Video (.avi),
  • MP4 Video (.mp4, .m4v, .mov),
  • Movie (.mpg or .mpeg),
  • Adobe Flash (.swf),
  • Windows Media Video (.wmv)
  • AIFF Audio (.aiff),
  • AU Audio (.au),
  • MIDI (.mid or .midi),
  • MP3 (.mp3),
  • Advanced Audio Coding – MPEG-4 (.m4a, .mp4),
  • Windows Audio (.wav),
  • Windows Media Audio (.wma)
2010
  • Adobe Flash Media (.swf),
  • Windows Media (.asf),
  • Windows Video (.avi),
  • Movie (.mpg or .mpeg),
  • Windows Media Video (.wmv)
  • AIFF Audio (.aiff),
  • AU Audio (.au),
  • MIDI (.mid or .midi),
  • MP3 (.mp3),
  • Windows Audio (.wav),
  • Windows Media Audio (.wma)
2007
  • Windows Media (.asf),
  • Windows Video (.avi),
  • Movie (.mpg or .mpeg),
  • Windows Media Video (.wmv)
  • AIFF Audio (.aiff),
  • AU Audio (.au),
  • MIDI (.mid or .midi),
  • MP3 (.mp3),
  • Windows Audio (.wav),
  • Windows Media Audio (.wma)
2003
O PowerPoint por si só não reproduz arquivos de vídeo; são necessários formatos proprietários Microsoft  e o Windows Media Player além do DirectX precisam ser instalados.
O PowerPoint por si só não reproduz arquivos de áudio; são necessários formatos proprietários Microsoft  e o Windows Media Player além do DirectX precisam ser instalados.
 Note que se você estiver usando um Mac, é melhor converter os vídeos para MP4 onde tanto o vídeo como o áudio são codificados em H.264 e AAC. O Clipchamp oferece um número de predefinições adequadas de saída para Móveis e Web. Você pode também converter para WMV no seu Mac.
Mesmo que versões mais recentes possam manipular vídeos muito melhor que seus predecessores, arquivos de filme trazem com eles desafios herdados que o Clipchamp é capaz de ajudar, colocando-os no formato correto, usando os codecs de vídeo & áudio certos e reduzindo o tamanho do arquivo
Próximas leituras
  • A Microsoft oferece um vídeo tutorial para inserir vídeos no PowerPoint 2010.
  • Para incorporar vídeos do YouTube, dê uma olhadinha neste artigo wikiHow.


Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home